Celulares velhos

Celulares velhos valem 15 mil dólares por tonelada

OSLO (Reuters) - Uma tonelada de celulares velhos contém metais no valor de 15 mil dólares, e o mundo precisa de regras melhores para enfrentar as crescentes montanhas de lixo eletrônico nos países em desenvolvimento, defende uma aliança apoiada pela ONU.

"Muito equipamento termina no lixo," em países pobres, disse Rüdiger Kühr, chefe do secretariado da StEP (Solving the E-waste Problem), cujos mantenedores incluem agências da ONU e empresas como Microsoft e Nokia.

"Os processos e diretrizes que regem a reutilização e reciclagem de produtos eletrônicos precisam ser padronizados mundialmente a fim de conter e reverter o crescente problema do lixo eletrônico ilegal e do desperdício," afirma um comunicado da StEP.

Kühr disse que a StEP, baseada em Bonn e criada em 2007, havia recolhido ideias em um encontro envolvendo 15 países, em novembro de 2009, sobre melhores maneiras de limpar e regular as exportações.

Uma tonelada de celulares usados, ou cerca de 6s mil aparelhos, contém por volta de 3,5 quilos de prata, 340 gramas de ouro, 140 gramas de paládio e 130 quilos de cobre, informou a StEP. Uma bateria de celular contém mais 3,5 gramas de cobre.

"O valor combinado desses metais supera os 15 mil dólares, a preços atuais," afirmou a organização.

Muito lixo eletrônico é enviado a países em desenvolvimento, com a exploração de lacunas que permitem a exportação de computadores e televisores para reutilização no exterior, disse Kühr à Reuters em entrevista telefônica. Mas boa parte dessas exportações é formada por lixo ilegalmente exportado.

"Com muita frequência, o lixo eletrônico é incinerado, nos países em desenvolvimento, para a recuperação de metais," afirmou a StEP. É um método barato e potencialmente lucrativo, mas emite toxinas, entre as quais metais pesados e dioxinas.

"A reciclagem, se conduzida devidamente, custa caro," disse Kühr. Ele afirmou que existem pelo menos 700 contêineres de lixo eletrônico à espera em portos da África Ocidental, parte de uma montanha de cerca de 40 milhões a 50 milhões de lixo elétrico e eletrônico gerada a cada ano.

Fonte : Reuters, por Alistair Doyle,16/09/2009

5 deixe seu comentário:

Anônimo 17 de fevereiro de 2013 às 18:56  

I don't even know how I ended up here, but I thought this post was great. I don't know ωho you are but сeгtainly you're going to a famous blogger if you aren't alreаԁу ;) Cheers!


Here iѕ my web site ... Sfgate.Com

Anônimo 20 de fevereiro de 2013 às 20:39  

Great article. I will be facing some οf these issues
as ωell..

Herе iѕ mу web blog v2 cigs reviews

Anônimo 9 de março de 2013 às 21:30  

Greetіngs! Verу uѕeful advicе in this particulaг article!

It іs the little changes that pгoducе thе lаrgest changes.
Thankѕ for shаrіng!

Αlso visit my ωeblog; Http://Www.Sfgate.Com/

Anônimo 27 de março de 2013 às 11:42  

I lovе envу e сigs island range

Also vіѕit my web site :: 10ztalk.com

Anônimo 15 de maio de 2013 às 23:26  

Νice post. I learn ѕomething tоtally new and challenging on webѕіtеs ӏ stumbleupon evегy dаy.
Ӏt will always bе eхciting to read through articlеs from otheг authors and use something
from their wеbsites.

Herе iѕ my web blog :: http://www.meine-handtasche.de/groups/households-high-high-quality-time-invest-effectively

Postar um comentário

Pesquisar

Seguidores