Ciclo da reciclagem de alumínio

Você sabia ?


Que o processo completo de reciclagem do alumínio dura menos de 30 dias ?

Que para uma tonelada de alumínio são necessárias 5 toneladas de bauxita ?

Que com a reciclagem de latas de alumínio economiza-se 95% da energia elétrica necessária para a produção de metal primário (lingote) ?

Que a reciclagem de alumínio movimenta ao ano R$ 1,7 bilhão somente na compra de sucata de latas de alumínio ?

Que a sucata de latas de alumínio vale atualmente cerca de 33 vezes a de latas de aço, 6 vezes a de garrafas plásticas (PET) e 55 vezes a de garrafas de vidro ?


Veja o ciclo de reciclagem do alumínio : Ciclo de reciclagem do alumínio


Benefícios :


Economia de recursos naturais (bauxita): para se produzir uma tonelada de alumínio são necessárias cinco toneladas de bauxita - mineral extraído do solo - o que pode ser evitado com a reciclagem.

Economia de energia elétrica: com a reciclagem de latas de alumínio economiza-se 95% da energia elétrica necessária para a produção de metal primário (lingote). Em 2006, foram economizados com a reciclagem 1.976 Gwh/ano, energia suficiente para abastecer uma cidade de mais de 1 milhão de habitantes como Campinas (SP).

Geração de empregos: a atividade da reciclagem tem uma importância social muito grande ao beneficiar aproximadamente 170 mil pessoas e 2 mil estabelecimentos industriais/comerciais engajados na coleta, comercialização, produção de equipamentos e processamento da sucata de latas de alumínio, movimentando ao ano R$ 1,7 bilhão somente na compra de sucata de latas de alumínio.

Um meio ambiente mais limpo, menos poluição: a reciclagem de latas de alumínio ajudou a ampliar a consciência ecológica no Brasil e viabilizou a reciclagem de outros materiais de menor valor agregado. A sucata de latas de alumínio vale atualmente cerca de 33 vezes a de latas de aço, 6 vezes a de garrafas plásticas (PET) e 55 vezes a de garrafas de vidro.


Mitos :



Há um boato de que uma determinada quantidade de anéis de alumínio pode ser trocada por diversos equipamentos como cadeiras de roda ou sessões de hemodiálise, entre outras coisas. Isso não passa de um mito, pois até hoje não houve nenhuma comprovação da campanha, instituição ou movimento em todo o Brasil que promova tal troca.

Mas nem só de mitos vivem os anéis da latinha de alumínio. É verdade, por exemplo, que eles são recicláveis, no entanto, não podem ser reciclados separadamente das latinhas. Por isso, recicle a lata inteira, não somente o anel.

E mais mitos :



0 deixe seu comentário:

Postar um comentário

Pesquisar

Seguidores